sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vai uma julgadinha aí?

É muito mais frequente ouvir alguém dizendo: “Posso dar minha opinião?” do que: “deixa eu te julgar?”. Mas vamos lá, tirando a carinha de anjo, a entonação da voz, o que na maioria das vezes a gente quer mesmo é falar o que pensa, e em outras palavras estamos praticando um julgamento.


Papai do Céu é fantástico, e tão fantástico quanto Ele, é Sua lógica divina. Em Mateus 7:1-2 temos o perfeito “depara”, e assim como Arnaldo no futebol, a mensagem aqui é clara. Mas, isso é muito legal, porque a parada não é pra por medo, pra ficar preocupado, ela é um incentivo à igualdade, é a comprovação de que ninguém tem privilégios dentro do seu campo de ação, estou falando do seu pensamento. Somos livres para pensar e nos expressar.

Nessa altura da leitura você pensou ou lembrou-se de alguém dizendo: “Tem que ter amor, muito amor para falar as coisas, não sou contra o julgamento, mas precisamos tomar cuidado com a reação das pessoas”. Pois então, temos outra coisa interessante (opss t julgando rsrs) se tem um povinho pra ser sensível e ficar de birra com o outro é o tal dos crentes. E no oposto dessa bipolarização o que tem de gente berrando que está certo não tá no gibi. Parece que estão querendo instaurar um talibã evangélico rsrs



Mas a questão é muito óbvia, o camarada que se diz cristão e não tem amor com o outro é cristão? Mas tem outro ponto, até aí eu to parecendo um cabeçudo, mas se você concordou, ai ai ai discorda aí vai, ou não, sei lá (rsrsrs) Um dos braços do amor é o respeito, respeito pelo temperamento, pela personalidade do outro, e nas instituições cristãs, o que mais tem é gente diferente. Daí já viu... se falar amém dependendo da hora vai ter um cidadão pensando que você tá pisando no calo dele. Se emitir uma opinião na EBD sobre um tema, outro pode pensar que é indireta pra ele. Se disser que não concorda com alguma coisa sempre vai ter alguém achando que você está contra ás regras e não segue a liderança instituída por Deus. Não tem jeito, faz parte, é lógico e constante em relacionamentos entre as pessoas. O respeito é obtido através da prática do amor, e com isso voltamos no início desse parágrafo.


É complicado, mas deixar de pensar não dá, então tentam fazer você deixar de expressar sua opinião, pois é melhor ficar quieto. O propósito do julgamento que Deus exige de nós não é para condenar ninguém ao castigo, mas para compartilhar nossa experiência e orientar à luz da Palavra. E o grande barato disso tudo, é que no ato de julgar podemos aprender e sermos julgados, a pergunta é: Tá a fim de abrir mão das tuas verdades?

Um comentário:

  1. ;)

    Vai uma julgadinha aí? Adorei a parte do: "vão achar que é indireta". Já não há mais amor ao ouvir, e se eu tivesse o poder de alterar ou adicionar algo as escrituras eu adicionaria.

    Limão 1:1 "O ouvido ouve o que está cheio o coração." (entendeu o trocadilho??? acusação x opinião livre )

    ResponderExcluir

Assim você nos ajuda a crescer. Obrigado!