sábado, 3 de dezembro de 2011

Cristianismo de Jesus ???


Esse texto se baseia numa mensagem que ouvi de René Kivitz, que foi postada no facebook de um amigo. Fiz um resumo mas se você tiver tempo (não vai se arrepender), pode escutá-la no link que se encontra no final.

A cada dia que passa sinto que um movimento de separação está presente entre nós, não uma separação que isola pessoas, mas uma separação lógica que se dá a partir do momento que deixamos a essência de Cristo vir á tona, e por conta disso alguns se posicionam contra essa estrutura de hoje (igreja A, B ou C). Seguir adiante, se desintoxicar e ainda assim permanecer dentro dela é um desafio, uma missão, que somente estando na essência, se torna possível.

No século V, os cristãos não chamavam seus lugares de reunião de templos. O Imperador Constantino construiu o primeiro templo no ano de 327 à custa de recursos públicos, seguindo o modelo das basílicas, que eram as sedes governamentais da Grécia e posteriormente de Roma, e dos templos pagãos da Síria, sendo influenciado pela sua mãe Helena, que depois se tornou Santa Helena. Foram construídas sob uma plataforma elevada, acima do nível da congregação, e nesta plataforma figurava o altar, e na frente se encontrava a cadeira do bispo, e a cadeira do bispo era chamada de cátedra (desde o trono).
O trono ou cadeira era o lugar mais privilegiado e honroso do templo. O bispo pregava sentado porque ele falava ex-cátedra (sentado no trono), e posicionado de tal maneira que o sol refletia em sua face, porque Constantino mesmo depois de sua pseudo-conversão chamais deixou de ser um adorador do deus Sol. Com base neste modelo, qualquer pessoa deduzirá erroneamente que os pastores, bispos, apóstolos, padres estão acima de todos. A reunião da religião cristã se baseia no “eu falo e você escuta”.

Jesus não fundou o cristianismo, Ele não fundou uma religião, o que nos chamamos hoje de cristianismo é uma construção humana criado pelos seguidos de Jesus, inclusive eu e você. O que nós chamamos de cristianismo foi afetado por pelo menos três grandes eras:

·         Era de Constantino
·         Era da Reforma Protestante
·         Era dos Avivamentos

É praticamente impossível saber a distância que existe entre o que Jesus tinha em mente quando declarou: “Eu edificarei a minha igreja”, e o que temos hoje como cristianismo católico romano, protestante, ortodoxo, pentecostal, neo- pentecostal, ou evangélico.

Depois de quase 2000 anos de história, ser cristão, ser evangélico no Brasil, ligar um rádio, televisão, abrir páginas da internet para verificar como a sociedade enxerga a igreja cristã, mostra que que fica a cada dia mais difícil discernir qual é a essência da fé cristã, da fé de Jesus Cristo e da fé em Jesus Cristo.


Qual é a essência da mensagem? No evangelho de Lucas, Teófilo escuta de Lucas que Jesus Cristo, àquele que foi morto, ressuscitou, estava vivo e continuava fazendo milagres e ensinando sobre o Reino. Disse que Jesus conversou com os discípulos, alertando que não saíssem de Jerusalém até que eles fossem batizados pelo Espírito Santo, momento esse que receberiam poder e então seriam testemunhas em todos os lugares. Depois disso eles viram Jesus se elevar aos céus e desaparecer nas nuvens. Homens vestidos de branco alertaram para que não continuassem olhando para o céu, pois o mesmo Jesus que subiu, um dia desceria da mesma forma (Atos 1).  Lucas mostra que o Jesus terreno, o que comia com as prostitutas, que jantava na casa de gente corrupta, que abraçava doentes, se foi. Teófilo pensou, esse Jesus foi embora, e agora? Mas o que Lucas fez foi continuar contando sobre Jesus, dizendo que Ele estava vivo. Que o Deus que encarnou em Jesus de Nazaré, também encarnou em todos os moradores, e que vai continuar agindo através de seus seguidores.

A grande e extraordinária verdade e essência, é que Jesus está vivo em nós, não é um ídolo fora de nós, não necessita de oferendas, não precisa que lhe seja prestado culto. Nós somos Jesus Cristo presente no mundo.

Ninguém, nenhuma religião, nenhum ser humano ousou dizer o que Jesus disse. Todas as religiões tratam Jesus como mais um ser no universo

Deus é mais íntimo de nós que nós de nós mesmos. Precisamos aprender a não transformar Jesus em um ídolo a ser servido, a ser adorado, seguido, bajulado. Corremos o risco de nos tornarmos idólatras, e continuaremos olhando para ele fora de nós, olhando para o céu esperando que ele venha, quando ele está vivo, encarnado em nós, pelo seu Espírito Santo.  

Digo-lhes a verdade, Àquele que crê em mim, fará também as obras que tenho realizado, fará ainda coisas maiores, pois estou indo para o Pai, e eu farei o que pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos, e Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro conselheiro para continuarem com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo porque não podem mais vê-lo e nem o conhecem, mas vocês o conhecem, pois Ele vive com vocês e estará em vocês. Então irão compreender que Eu estou em meu Pai, e vocês em mim e Eu em vocês.

Em Jesus a religião acaba, pois Deus deixa de ser buscado no trono. Jesus Cristo está presente no mundo através de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim você nos ajuda a crescer. Obrigado!