segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O que aconteceu com o natal?



Na véspera de natal percebi assistindo televisão, participando de várias conversas e presenciando depoimentos o quanto que o natal vem perdendo seu sentido.  Todos sabem que no dia 25 de dezembro comemoramos o nascimento de Jesus. Embora seja uma data incorporada aproveitando-se de festivais famosos que aconteciam nesse período, e não se saber o exato dia de seu nascimento, foi assumida como o nascimento de Jesus Cristo, é aniversário dEle.


Mas até aí tudo bem, pois para os que não compartilham da vida do grande Mestre, a troca de valores, o foco ser tirado do aniversariante para qualquer outra coisa é algo esperado e normal. Já se fala de papai noel como o símbolo do natal, a troca de presentes é um ritual que precisa ser seguido, e na televisão algumas emissoras não permitem se falar do natal como nascimento de Jesus. Só que hoje percebi algo diferente e espero que isso tenha acontecido somente comigo. Estava assistindo um programa de TV em uma emissora que está se tornando gospel, um programa meio quente (se é que vocês me entendem), e me deparei com algo fantástico, o programa estava homenageando o aniversariante do dia, mensagens sobre o nascimento, sobre a vida, sobre os ensinamentos eram pronunciadas, e por fim cantaram “parabéns pra você” em homenagem a Jesus.
 
Chegou à noite e ainda estamos comemorando o nascimento de Jesus, e meu coração estava batendo que nem máquina de lavar roupa, cheio de vontade de colocar para fora toda minha gratidão e com a expectativa de participar de uma festa, de participar de homenagens, de não orar pedindo nada, mas de agradecer muito, de celebrar. Não tive como não comparar o que havia vivido mais cedo assistindo o programa, pois afinal estava indo para comemorar um aniversário. Claro que não dava pra esperar corais “a la USA” cantando, nem jogo de luzes e tal, mas, mas e, mas, enfim, não foi bem o que aconteceu, e continuei pensando no programa.

Viver de simbolismos para algumas coisas é válido, mas para outras parece ser algo proibido. O que aconteceu com a famosa canção: Noite de Paz, noite de amor? Ou àquela: Oh como são alegres são alegres os sininhos de natal?O que aconteceu com as encenações sobre a vida de Jesus? Com a ceia entre os irmãos? Com a brincadeira de amigo oculto? Tanta coisa... Mas acho que isso é privilégio de alguns e a cada ano vêm se perdendo. Mas por outro lado as comemorações de aniversário das instituições (igrejas) são grandes festas, as campanhas de prosperidade e as sessões de batalha espiritual são grandes eventos com direito a chamada em veículos de comunicação.

Fico com uma pergunta seguida de um sentimento de tristeza: Porque no dia do aniversário dEle não temos uma festa? Porque não é o dia mais importante do ano? Porque as mensagens que deveriam contê-lo como centro são sobre outras coisas e até mesmo testemunhos?


O que aconteceu com o natal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim você nos ajuda a crescer. Obrigado!